A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) está participando da campanha ‘Educação com o Rio Grande do Sul’, que visa ...
A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) está participando da campanha ‘Educação com o Rio Grande do Sul’, que visa arrecadar materiais escolares para doação às crianças e aos jovens afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Lançada nesta quarta-feira (12), a ação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), com a participação de todas as redes estaduais de ensino e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A arrecadação vai até o dia 5 de julho.
A campanha tem o objetivo de arrecadar itens escolares que possam compor mais de 100 mil kits completos e em boas condições para os alunos da rede gaúcha retornarem às aulas. Entre os materiais sugeridos para doação, estão cadernos, conjuntos de lápis de cor, canetas, estojos, apontadores, lapiseiras, réguas e calculadoras. Livros de literatura infantojuvenil também são aceitos.
A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, parabenizou a iniciativa do Consed e a adesão das redes estaduais de ensino para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. "Estamos muito felizes com esta corrente do bem que as Secretarias de Educação de todos os estados estão promovendo para arrecadar materiais escolares para os estudantes gaúchos. Agora, mais do que nunca é hora de nos unirmos e ajudarmos", destacou a secretária.
Para recompor o acervo mínimo em 138 bibliotecas destruídas pelas enchentes, a Educação Gaúcha estima que são necessários 48.662 títulos de literatura brasileira em bom estado, para garantir aproximadamente cinco exemplares por aluno, totalizando 245.090 livros.
"É fundamental unirmos esforços neste momento de adversidade para oferecer suporte às famílias e comunidades afetadas. A educação desempenha um papel crucial na reconstrução e no fortalecimento dessas comunidades, e a arrecadação de materiais escolares é um passo significativo nesse sentido", disse o presidente do Consed, Vitor de Angelo, reforçando a importância da ação conjunta.
No Estado do Rio, as doações podem ser entregues nas Diretorias Regionais da Seeduc, além da sede da pasta, na Cidade Nova. Vale lembrar que os alunos da rede estadual podem entregar suas doações em suas respectivas escolas, que vão se encarregar de fazer as entregas nos pontos oficiais da campanha. A população em geral também pode deixar suas doações nos endereços das Regionais e da sede.
O que doar:
- Mochilas;
- Cadernos;
- Calculadora;
- Canetas (azul, preta e vermelha);
- Caixas de grafite;
- Lapiseiras;
- Réguas;
- Conjunto de lápis de cor;
- Conjunto de caneta hidrocor;
- Lápis preto;
- Apontadores;
- Estojos;
- Garrafas squeezes;
- Livros de literatura infanto-juvenil.
Pontos de coleta:
Sede da Seeduc
Endereço: Rua Joaquim Palhares 40, 1º andar, Cidade Nova, Rio de Janeiro - RJ
Diretorias Regionais na Baixada Fluminense:
Metropolitana I
Endereço: Rua Prof. Venina Correa Torres 41, Centro, Nova Iguaçu - RJ
Metropolitana V
Endereço: Rua Maria Luiza Reis s/nº, Parque Lafayete, Duque Caxias - RJ
Metropolitana VII
Endereço: Rua Roberto Bedran s/nº, Centro, São João de Meriti - RJ
COMENTÁRIOS