Ação aconteceu entre os dias 22 e 26 de maio e aproximou crianças da música e teatro. O Projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação” realizou...
Ação aconteceu entre os dias 22 e 26 de maio e aproximou crianças da música e teatro.
O Projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação” realizou, entre os dias 22 e 26 de maio, a entrega de estruturas e oficinas de artes cênicas em escolas públicas de Nova Iguaçu (RJ), que foram desenvolvidos para incentivar a prática das artes cênicas entre as crianças.
As cinco escolas participantes do projeto "Armarinho, Cantinho da Imaginação” receberam oficinas com o objetivo de aproximar as crianças da música, do teatro, da criação e da adaptação de sinopses e roteiros para aflorar a criatividade. Além das oficinas, as crianças tiveram acesso aos armarinhos, repletos de livros, brinquedos, jogos e cenários, e apresentações de teatro e fantoches. Em Nova Iguaçu, a ação contemplou 2071 crianças.
“O armarinho é um suspiro de esperança, alegria que faz o dia a dia das crianças mais encantador” Livia Feltre – Arte educadora e atriz".
Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, “Armarinho, Cantinho da Imaginação” é uma realização do Ministério da Cultura com produção da Incentivar, e patrocínio da NTS.
Instituições que receberam as estruturas e oficinas:
Escola Municipal "Profª Irene da Silva Oliveira", Escola Municipal "Adrianapólis", Escola Municipal "Campo Alegre", Escola Municipal "Profª Enilza Barros dos S. Chiconelli", Escola Municipal "América Xavier da Silveira"
Sobre a NTS: A NTS (Nova Transportadora do Sudeste S/A - NTS) transporta gás natural por meio de um sólido sistema de gasodutos, conectando a região mais industrializada do Brasil com segurança e confiabilidade. São mais de 2.000 quilômetros de malha que ligam os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo (responsáveis por aproximadamente 50% do consumo de gás no Brasil) ao gasoduto Bolívia-Brasil, aos terminais de GNL e às plantas de processamento de gás. Respeito ao meio ambiente e à vida é um valor inegociável da NTS. Esta responsabilidade é transversal a toda a companhia, desde a manutenção das operações, até o desenvolvimento de novas atividades. As ações da NTS respeitam rigorosos padrões de segurança, mitigam externalidades ambientais e potencializam benefícios sociais inerentes às suas atividades. Por isso, a cada empreendimento, estudos e programas são desenvolvidos para identificar e avaliar impactos nas comunidades, fauna e flora, solo, recursos hídricos e no ar. Além disso, são propostas medidas para eliminar, minimizar ou compensar impactos negativos. A integração do empreendimento à localidade é uma premissa vital da empresa.
Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela NTS. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.
COMENTÁRIOS