Pesquisa da concessionária de limpeza urbana reforça conscientização sobre o ciclo do lixo depois que é deixado na rua para coleta ...
Pesquisa da concessionária de limpeza urbana reforça conscientização sobre o ciclo do lixo depois que é deixado na rua para coleta
Ao colocar o lixo para fora de casa nos horários corretos para que seja coletado pela Mais Verde, a concessionária de limpeza urbana de São João de Meriti, o morador cumpre um papel importante na gestão dos resíduos. Mas tudo o que se joga “fora” continua a existir: nos caminhões e no aterro sanitário, sob a responsabilidade de trabalhadores empenhados em dar uma destinação segura ao lixo. Quanto maior for a conscientização sobre este ciclo, mais firme fica a parceria por um município sustentável.
Em uma pesquisa encomendada à empresa Comunicarte pela Meriti Mais Verde, que agora integra a marca Mais Verde, moradores do município foram questionados sobre o que é lixo para eles. 75% dos entrevistados responderam que é qualquer coisa sem valor ou utilidade, que se joga fora; 16% disseram ser tudo o que se retira de um lugar, livrando-se daquilo; e 9% não souberam responder. Entende-se como “fora” qualquer lugar que não a própria casa.
Cada habitante de São João de Meriti produz, em média, 0,9 kg de lixo por dia, e a Mais Verde coleta cerca de 14 mil toneladas todo mês. O gerente da Mais Verde, Paulo Ávila, explica o processo depois que o lixo é deixado na calçada de casa:
– Os motoristas circulam com os caminhões pela cidade para que os garis façam a coleta de acordo com o planejado. Após ser todo recolhido, o lixo é levado para uma estação de transferência e, de lá, encaminhado para uma Central de Tratamento de Resíduos moderna, preparada para receber os resíduos de maneira segura. As equipes trabalham para tratar o lixo e aterrá-lo, e há sensores e drenos para evitar que poluentes contaminem o ar e o solo.
Ao considerar a rua, o bairro e a cidade como extensões da própria casa, onde o volume de lixo continua a circular até ir para disposição final, o morador pode ajudar a disseminar tais informações. Reconhecer os impactos de tudo o que é consumido e jogado fora é uma atitude valiosa para o meio ambiente.
COLABORAÇÃO DESDE A INFÂNCIA
Todos podem colaborar deixando o lixo na calçada bem embalado e o mais perto possível do horário de coleta, para evitar que seja espalhado, suje as ruas e atraia animais. Igualmente importante é evitar desperdícios e o uso de descartáveis: reaproveitar materiais que podem ter outras utilidades é um modo de reduzir a quantidade de resíduos jogados fora. E estas são preocupações que podem começar já na infância:
– Estamos planejando projetos de educação socioambiental em escolas do município, porque é importante que, desde cedo, as crianças compreendam que jogar o lixo fora não é um processo tão simples. A ideia é disseminar essa conscientização entre familiares, vizinhos e amigos, para trabalharmos em parceria com a comunidade pelo bem-estar de todos – relata Paulo Ávila.
Para mais informações, acompanhe a página da Mais Verde no Facebook (facebook.com/maisverdebrasil) e siga no Instagram (instagram.com/maisverdebrasil/).
A Mais Verde é a nova marca que nasceu da união entre as empresas Meriti Mais Verde, concessionária responsável pela gestão de lixo de São João de Meriti, e a Verde Gestão Ambiental, empresa de serviços de mão de obra terceirizada e aluguel de veículos.
COMENTÁRIOS